Cisternas nas Escolas

No Brasil, 20% das escolas não têm acesso à água tratada, esgoto, banheiros e energia elétrica. O Programa Cisternas, uma política pública que nasceu da parceria entre organizações da sociedade civil, comunidades e o Estado, vem trabalhando desde 1999 com o objetivo de promover o acesso à água para o consumo humano e a produção de alimentos em domicílios de baixa renda e em escolas públicas na zona rural.

Foram construídas 1,3milhão de cisternas em mais de 1432mil municípios em 19 estados brasileiros. Apesar do acesso à água estar avançando, a coleta e o tratamento do esgoto nas escolas contempladas pelo programa ainda são praticamente inexistentes.

Para somar esforços na solução deste grave desafio social, o Instituto Iguá em um acordo de cooperação técnica com o BNDES e a Tigre, iniciaram um trabalho para implementar soluções descentralizadas para coleta e tratamento de esgoto nas escolas, dando início a uma nova fase do Programa Cisternas. A iniciativa também contempla ações de educação ambiental para toda a comunidade escolar.

Em 2022, na etapa inicial de implantação, serão beneficiadas 7 escolas no estado do Maranhão. Instituto Iguá e Tigre fazem aportes de recursos e a instalação e educação ambiental são feitas pelo CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), contando com o envolvimento e a participação da comunidade.



Image

Image
Image
Image