Passos D'água

Passos D'Água é uma iniciativa inovadora de colaboração, dedicada a integrar educação em WASH (Água, Higiene e Saneamento) e questões climáticas para reformular ambientes e o currículo escolar tradicional. A premissa central é: se alunos de 12 a 16 anos receberem capacitação em inovação colaborativa, com ênfase em WASH e questões climáticas, eles serão capacitados a promover ações locais com soluções adaptadas aos desafios de suas comunidades, influenciando positivamente os processos decisórios.

O programa foi inicialmente implementado no Rio de Janeiro, contando com o apoio do Instituto Iguá. Participaram 89 estudantes de duas turmas do 8º ano. O programa incluiu uma sessão de abertura, quatro oficinas formativas, encontros de acompanhamento pós-oficinas e um evento comemorativo, tudo conduzido por uma equipe de quatro facilitadores e um Coordenador de Programas.

Durante as oficinas, os estudantes co-criaram nove projetos, abordando temas como poluição, acesso à água, desmatamento e a falta de saneamento básico em comunidades. Uma metodologia detalhada de monitoramento e avaliação foi aplicada ao longo do projeto piloto, permitindo uma análise aprofundada do impacto do programa. Entre os resultados notáveis, destacam-se: um aumento de 24% para 48% na capacidade dos estudantes de discutir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável após as oficinas; 45% se sentiram aptos a discutir pensamento sistêmico e 40% sobre soluções inovadoras, em comparação com 20% antes das oficinas. Notou-se também um aumento significativo nas habilidades de confiança e liderança. Para nós, do Instituto Iguá, apoiar iniciativas educacionais que transformam a vida dos estudantes é essencial para cumprir nossa missão de contribuir para uma sociedade mais equitativa. 


Image

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

    Confira o relatório completo para mais informações:


    Relatório 2023