Image

Fundo Ipu
Water & Sanitation
Venture Philanthropy



O Fundo IPU foi criado para promover inovação e impacto socioambiental no setor, contribuindo para a universalização do saneamento no Brasil e beneficiando não apenas os negócios, mas a sociedade como um todo.
 
Em sua primeira fase, o IPU foi estruturado como um fundo filantrópico, baseado nos conceitos de Venture Philanthropy, que possibilita o apoio a organizações que ofereçam soluções de impacto socioambiental para Água e Saneamento, através da oferta de recursos financeiros (capital paciente), aceleração customizada e avaliação de impacto.
 
Desta forma o fundo colabora para a superação dos desafios relacionados ao ODS 6 (Água e Saneamento) da ONU e de empreendedores de impacto que precisam de apoio (financeiro e não financeiro) que lhes permita dar tração para seus negócios e alcançar escala para suas soluções.

Conheça o site para informações mais detalhadas:

ipuventures.com

Image
Image

1.

Possibilitar o acesso e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos;

2.

Melhorar a qualidade da água, aumentar a sua reutilização de forma segura e reduzir a poluição e a proporção de efluentes não tratados;

3.

Melhorar a qualidade da água, aumentar a sua reutilização de forma segura e reduzir a poluição e a proporção de efluentes não tratados;

Tese de investimento

  1. Foco do investimento: soluções voltadas para o ODS 6 – Água e Saneamento
  2. Tipo de organização que pode solicitar investimento: negócios de impacto e/ou organizações sociais
  3. Estágio de maturidade: com receita buscando product market fit e crescimento/replicação
  4. Mercado: B2C, B2B e B2G
  5. Inovação: soluções que enderecem desafios socioambientais (inovação social)
Image

Governança

O Fundo IPU foi idealizado e estruturado pelo Instituto Iguá e pela Climate Ventures, organização especialista em bons negócios para o clima, que tem como missão acelerar uma economia regenerativa e de baixo carbono.

A gestão programática do Ipu está a cargo da Climate Ventures, enquanto a gestão financeira está sendo realizada pela SITAWI Finanças do Bem, pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto socioambiental. A assessoria jurídica conta com o apoio do escritório de advocacia Tozzini Freire Advogados.

O Fundo IPU também conta com o acompanhamento do LAB de Inovação Financeira, iniciativa desenvolvida em parceria pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), CVM (Comissão de Valores Mobiliários), ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento) e GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit [GIZ] GmbH). Tem como parceiros institucionais a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e a Latimpacto (Rede Latino Americana de Venture Philanthropy).

Conselho Estratégico

Alexandre Lindenbojn
Daniel Contrucci
Eliane Lustosa
Marco Gorini
Renata Ruggiero Moraes

Comitê de Investimento

Deise Coelho
Humberto Matsuda
Leonardo Letelier
Vanessa Viana