como atuamos

Eixos de Atuação



Image

Promover o acesso à água
tratada e ao saneamento para
comunidades em situação de
vulnerabilidade


Image


Consolidar uma postura
ativa na contribuição para a
formulação de políticas
públicas para o setor


Estimular a criação de
soluções inovadoras para
água e saneamento


Image

Desenvolver iniciativas
educativas em relação à
importância do ciclo da água

Image

Estratégia e marco lógico


Image

Pensamos o Instituto de forma estratégica. Criamos nossas próprias iniciativas, mas também nos preocupamos em compor com os demais atores que também trabalham pela água e pelo saneamento. Para isso, definimos um racional de atuação, que chamamos de “Teoria de Mudança”, um marco lógico, uma metodologia que organiza as ações de curto prazo para chegar em resultados de médio prazo e gerar impactos no longo prazo.

Somos criativos e inovadores. Atuamos essencialmente por meio da articulação com uma rede potente de atores diversos que compartilham o mesmo propósito. Este foi o caminho que escolhemos para gerar impacto.

Acreditamos na soma de potências, de saberes, de visões e de recursos para promover transformações e engajar pessoas. Priorizamos as atividades conforme a matriz que avalia o potencial de impacto socioambiental e nossa capacidade de entrega de resultados, respeitando os princípios da Teoria de Mudança do Instituto Iguá.


Ter o Instituto Iguá como parceiro estratégico na execução do 1º Programa de Aceleração de Soluções Inovadoras em Esgotamento Sanitário em áreas isoladas no Brasil trouxe ao processo um conhecimento profundo sobre o tema e contribuiu para a criação de diversas conexões entre os empreendedores e atores relevantes do campo. Uma parceria de grande valor que traduziu o modelo de atuação colaborativa em rede no combate a problemas sistêmicos.

Yurik Ostroski, sócio do Sense-Lab, organização parceira do Instituto Iguá no programa Banheiros Mudam Vidas
Image