Pilotos em Comunidades

As comunidades do Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo, do Galo, em Nova Lima / MG e da Vila Restauração, em Marechal Thaumaturgo no Acre,  são representativas de um desafio vivido por milhões de famílias no Brasil: a falta de acesso ao saneamento básico. 
 
Juntamente com parceiros, o Instituto Iguá iniciou um projeto-piloto em cada uma dessas comunidades para apoiar o desenvolvimento de soluções para acesso ao saneamento que possam ser implantadas com sucesso nestes contextos e que possivelmente possam ser sistematizadas e replicadas para outras localidades com características semelhantes.
 
Além do apoio ao desenvolvimento técnico das soluções, o Instituto Iguá está trabalhando na articulação dos atores relevantes para o alcance de resultados positivos para cada uma das iniciativas, como o poder público, a companhia de saneamento local, organizações sociais, além de outros atores que possam viabilizar recursos e mobilizar a comunidade para o projeto. 
 
No caso do Jardim Lapena, em São Paulo, já são parceiros da iniciativa a Fundação Tide Setúbal, o Instituto Água e Saneamento e o Instituto Galo da Manhã.
 
No Galo, em Nova Lima, as famílias estão sendo apoiadas pela Terra Nova no processo de regularização fundiária. Um dos objetivos da inciativa é pilotar um modelo de financiamento privado para acesso à infraestrutura de saneamento básico, pago pelas próprias famílias moradoras, juntamente com o financiamento da regularização do terreno. 
 
Na Vila Restauração, pensando no acesso à energia e ao saneamento em comunidades isoladas, surgiu a parceria Energisa & Instituto Iguá. O objetivo do piloto é criar uma sistematização do case que permita algumas premissas de replicação do projeto para outras comunidades da Amazônia. Nosso desafio comum é promover acesso à infraestrutura básica a essas comunidades. São cerca de 200 famílias, que com ausência completa de infraestrutura de saneamento para os moradores, carecem de acesso à água de qualidade para consumo e ao descarte adequado de resíduos e efluentes.

O Instituto Iguá está à frente da articulação de atores estratégicos e do apoio técnico no tema saneamento, enquanto a Energisa tem sido responsável pelo desenvolvimento e implantação do projeto de energia solar. Para essa missão, contamos com o apoio dos parceiros técnicos Biosaneamento e Fluxus para a execução dos trabalhos de diagnóstico e projetos, além de diversos especialistas e do poder público local.


Jardim Lapena (São Paulo / SP)


Image
Image
Image
Image
Image
Image

    Comunidade do Galo (Nova Lima / MG)


    Image
    Image
    Image

      Vila Restauração (Marechal Thaumaturgo / AC)


      Image
      Image
      Image
      Image
      Image
      Image