Comunidade Lab
A Vila Moraes é uma comunidade localizada no município de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. Ela está inserida na Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da Represa Billings. A comunidade tem acesso à água tratada desde 2016, mas não tem nenhuma estrutura de coleta e tratamento de esgoto. Isso expõe a população à saúde precária e tem impactos negativos para o meio ambiente, com contaminação do solo e dos cursos d’água em uma região de proteção de mananciais.
A proposta do Instituto Iguá, em parceria com a Biosaneamento, Scania, Tigre e Iguá Saneamento é tornar a Vila Moraes uma Comunidade Lab, através da implantação de tecnologias descentralizadas, acessíveis e sustentáveis para a coleta e tratamento do esgoto, assim como do envolvimento da comunidade na sua implantação e gestão. Os esgotos e resíduos domésticos são usados para a geração de biogás e biofertilizante e a água entra em um ciclo de reutilização.
A ação aumenta a qualidade de vida e proporciona dignidade para a população. E o aprendizado é sistematizado possibilitando a replicação da experiência em outras comunidades e a construção de caminhos para o desenvolvimento de cidades sustentáveis.
Fazem parte desta iniciativa:
- Ações de sensibilização, educação e engajamento dos moradores da Vila Moraes
- Instalação piloto de diversas tecnologias alternativas para coleta e tratamento descentralizado do esgoto doméstico
- Ampliação faseada do sistema de coleta e tratamento do esgoto para toda a comunidade
- Voluntariado
- Disseminação do case e das tecnologias para replicação em outras comunidades
- Articulação de Novos Parceiros e stakeholders estratégicos